Bonde do Rolê

Caramba, como que uma coisa assim aparece e só dois anos depois a gente conhece.

***

Estava eu acabando de ver um videozinho que dizia que foi o Africa Bambaataa que trouxe o funk para a música eletrônica (obrigado, fitas), quando descobri o grupo cujo nome está no título do artigo. Sempre rola hipocrisia e desinformação num grupinho que se acha entendido, no país, que senta o pau no movimento funk carioca, como forma musical. Desses, a maioria nem sabe o que é funk, então deixa pra lá. Eu adoro quando me lembro de ter visto que o povo do Jon Spencer Blues Explosion (agora só Blues Explosion), quando esteve no Brasil, ao ver uma apresentação de funk carioca, disse que era melhor que Dire Straits, por exemplo🙂 Eu, como amante de funk, reconheço a musicalidade dos cariocas, mesmo achando-a inferior ao swing “clássico” do funk norte-americano. E me divirto com a originalidade cultural do movimento.

Sabia que, mais dia, menos dia, a música deles seria fagocitada por gente com influências e referências internacionais (leia-se cair na mão de preibóis). E não é que aconteceu, em 2005? Surge esse trio curitibano prá lá de insano, mandando muito bem. Embora lembrem um pouco o estilo de Cansei de Ser Sexy (também com vocalista provocante e gostosinha atraente), eles os superam e muito. Fazem uma salada mista, com samples mais inusitados, riffs de guitarra e o escambau no meio do batidão funk a la carioca. Nos samples tem até o próprio Cansei de Ser Sexy e tem muita referência a clássicos do funk carioca, claro. Tem até referência ao Africa Bambaataa, explícita, se quer saber (misturada com Carmem Miranda). Simplesmente demais. É lógico que caiu no gosto da gringada.

Brasil é assim, música daqui mexe com o mundo. Apesar do longo período de pouca coisa que presta pelo qual passamos (ainda não saimos, oh my God), temos estilos e idéias que só nego tupiniquim mesmo. Não tô falando que isso aqui é 100% brasuca e tal, claro que tem gente lá fora que faz música escrachada no estilão (Peaches, por exemplo), mas… você me entende.

Vejam os três clipes.

E, pra fechar com chave de ouro, veja este, não oficial.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s