Inacreditável

Acabo de conhecer o trabalho — fantástico — de Theo Jansen. Ele é um artista/engenheiro, mais especificamente um escultor cinético, que cria estruturas conhecidas como Strandbeesten (animais da praia). Ressalte-se, aqui, a indistinguibilidade entre a verdadeira engenharia e a arte, algo que precisa ser melhor compreendido tanto pelos estudantes de engenharia quanto pelo resto da sociedade.

Este cara criou lindos modelos de autômatos (não os autômatos da Teoria da Computação, os quais andei estudando) feitos de materiais comuns. A fonte de energia desses bichos, o que os torna belos, é a solar (na forma de vento). Não bastasse os movimentos das criaturas, tão mecanicamente harmoniosos, de forma a imitar pernas (ou patas) reais, eles exibem capacidade de armazenamento de energia e de resposta a situações adversas, como tempestades.

Como já se disse por aí, também considero o fita um Da Vinci moderno, um gênio. Trabalhos inspirados no dele já foram feitos, sendo que o mais bonito que vi foi um cavalo de papel. Sinais de evolução intelectual sublimes como estes, juntamente com o bem mais lento progresso moral do povo, são coisas que me deixam jubiloso. Vejam, a seguir, vídeos que ilustram estas criaturas.

2 comentários sobre “Inacreditável

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s